sexta-feira, 28 de maio de 2010

Zacarias – Quantos têm na bíblia?

ZACARIAS – SIGNIFICADO: JEOVÁ SE LEMBROU OU JEOVÁ SE LEMBRA

Observação: Esta pesquisa foi feita através do Dicionário da Bíblia John D. Davis e conferida com a Bíblia de Estudo Pentecostal.
Não sei quantas pessoas irão ler e valorizar este trabalho.
Minha intenção é sempre esclarecer aos leitores que, por se tratar de muitos nomes repetidos na Bíblia, arriscamo-nos de pregar sobre uma pessoa e, na verdade, ser outra devido a constante repetição dos nomes.
A Bíblia não foi escrita em ordem cronológica. Portanto, não devemos considerar uma pesquisa totalmente correta ou totalmente errada. É bom lembrar que, em toda pesquisa, podemos encontrar algumas falhas, até porque não vivemos naquela época. Encontramos muitos nomes repetidos, porém de origens diferentes. Alguns conseguimos concluir com clareza qual é a sua árvore genealógica.
Procurei observar as características de todos os Zacarias, como por exemplo, cargos que eles ocuparam o tempo em que viveram, etc.
Sou uma pessoa dedicada à oração e ao jejum. Graças a Deus, nunca fui um membro “só de banco” de Igreja. Sempre trabalhei em todas as Igrejas onde congreguei, porém uma coisa muito importante me faltava: a leitura da Palavra de Deus (lia pouco a Bíblia).
Mas Deus, que é longânimo e misericordioso, mostrou-me em sonho, por várias vezes, que eu estava “CEGA”. No sonho, abria a Bíblia, via as letras, meus olhos estavam abertos, mas NÃO CONSEGUIA LER, ESTAVA MÍOPE, NÃO ENXERGAVA. Daí compreendi que Deus, com sua infinita misericórdia, estava falando comigo:
“Neuza, você vê, mas não enxerga, olha, mas está com cegueira espiritual. LEIA A MINHA PALAVRA E APLIQUE-A EM SUA VIDA”. Grifo meu.
Graças a Deus, comecei a ler e pesquisar a Bíblia Sagrada. Tornei-me uma pessoa bastante interessada em conhecer mais sobre este livro maravilhoso.
Quanto mais leio, descubro a necessidade de ler ainda mais. Enquanto eu viver, terei muito a aprender.
A Bíblia é um mistério, uma fonte inesgotável que jorra, a cada segundo, água pura e cristalina.
A Palavra de Deus se torna nova a cada manhã.
Você que está lendo esta pesquisa, por favor, reserve um espaço em suas orações e ore por mim.
Nosso adversário fica muito furioso com aqueles que estão preocupados em ler e viver a verdade: o Evangelho de Nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo – A BÍBLIA SAGRADA.

01-Zacarias - Nome de um rei de Israel, o último da dinastia de Jeú. Subiu ao trono de de Samaria no trigésimo oitavo ano de Azarias, rei de Judá e reinou seis meses. 749 a.C. Era filho de Jeroboão II, e foi assassinado por Salum, que reinou em seu lugar.
II Reis 14.29 - E Jeroboão dormiu com seus pais, com os reis de Israel; e Zacarias, seu filho, reinou em seu lugar.
II Reis 15.8 - No ano trinta e oito de Azarias, rei de Judá, reinou Zacarias, filho de Jeroboão, sobre Israel, em Samaria, seis meses.
II Reis 15.9-10 - E fez o que era mal aos olhos do SENHOR, como tinham feito seus pais; nunca se apartou dos pecados de Jeroboão, filho de Nebate, que fez pecar a Israel.
E Salum, filho de Jabes, conspirou contra ele, e o feriu diante do povo, e o matou, e reinou em seu lugar.
Ora, Ora, o mais dos atos de Zacarias, eis que está escrito no livro das Crônicas dos Reis de Israel.

02-Zacarias - Avô materno do rei Ezequias
II Reis 18.2 - Tinha vinte e cinco anos de idade quando começou a reinar (o rei Ezequias) e vinte e nove anos reinou em Jerusalém; e era o nome de sua mãe Abi, filha de Zacarias.

03-Zacarias - Nome de um príncipe da tribo de Rúben
I Crônicas 5.7 - Quanto a seus irmãos, pelas suas famílias, quando foram postos nas genealogias segundo as suas descendências, tinham por chefes Jeiel e Zacarias.

04-Zacarias - Nome de um levita da família de Coate, da casa de Isaar, descendente de Abisafe. Era o filho mais velho de Meselemias, e exercia as funções de porteiro do Tabetnáculo do Testemunho, no reinado de Davi.
I Crônicas 9.21-24 E Zacarias, filho de Meselemias, era o porteiro da porta da tenda da congregação.
Todos estes, escolhidos para serem porteiros dos umbrais, foram duzentos e doze; e foram estes, segundo as suas aldeias, postos em suas genealogias; e Davi e Samuel, o vidente, os constituíram no seu cargo.
Estavam, pois, eles e seus filhos às portas da Casa do SENHOR, na casa da tenda, junto aos guardas.
Os porteiros estavam aos quatro ventos: ao oriente, ao ocidente, ao norte e ao sul.
I Crônicas 26.1-2 - Quanto às divisões dos porteiros, dos coraítas foi Meselemias, filho de Coré, dos filhos de Asafe.
E foram os filhos de Meselemias: Zacarias, o primogênito, Jediael, o segundo, Zebadias, o terceiro, Jatniel, o quarto,
Este Zacarias é o mesmo, chamado de conselheiro prudente.
I Crônicas 26.14 - E caiu a sorte do oriente a Selemias; e lançou-se a sorte por seu filho Zacarias, conselheiro prudente, e saiu-lhe a sorte do norte.

05-Zacarias – Nome de um benjamita, da família de Jeiel
I Crônicas 9.35-37 - Porém em Gibeão habitaram Jeiel, pai de Gibeão (e era o nome de sua mulher Maaca).
E seu filho primogênito Abdom, depois Zur, e Quis e Baal, e Ner, e Nadabe,
E Gedor, e Aiô, e Zacarias, e Miclote.
Em I Crônicas 8.31 - Aparece com o nome de Zequer - e Gedor, e Aiô, e Zequer.
Se a vocalização for correta, Zequer é o sinônimo, de um nome que significa memória. Talvez, pois, seja abreviatura de Zacarias, como Acaz é de Ocozias que se pronunciava Zacar que significa: ele se lembrou.

06-Zacarias - Nome de um levita da segunda ordem, que tocava saltério no préstito (cortejo,rancho,desfile) que acompanhou a arca para Jerusalém, e que depois continuou como empregado no Tabernáculo quando o rei Davi fixou a arca.
I Crônicas 15.17-20 - Ordenaram, pois, os levitas a Hemã, filho de Joel; e dos seus irmãos a Asafe, filho de Berequias; e dos filhos de Merari, seus irmãos, a Etã, filho de Cusaías.
E com eles a seus irmãos da segunda ordem: Zacarias, e Bene, e Jaaziel, e Semiramote, e Jeiel, e Uni, e Eliabe, e Benaia, e Maaséias, e Matitias, e Elifeleu, e Micnéias, e Obede-Edom, e Jeiel, os porteiros.
E os cantores, Hemã, Asafe e Etã se faziam ouvir com címbalos de metal;
E Zacarias, e Aziel, e Semiramote, e Jeiel, e Uni, e Eliabe, e Maaséias, e Benaia, com alaúdes, sobre Alamote;
I Crônicas 16:5: Era Asafe o chefe, e Zacarias, o segundo, e depois dele Jeiel, e Semiramote, e Jeiel, e Matitias, e Eliabe, e Benaia, e Obede-Edom, e Jeiel, com alaúdes e com harpas; e Asafe se fazia ouvir com címbalos.

07-Zacarias - Nome de um sacerdote que tocou a trombeta, quando conduziam a arca para a casa de Obede-Edom
I Crônicas 15.24 - E Sebanias, e Josafá, e Netanel, e Amasai, e Zacarias, e Benaia, e Eliézer, os sacerdotes, tocavam as trombetas perante a arca de Deus; e Obede-Edom e Jeías eram porteiros da arca.

08-Zacarias - Nome de um levita da família de Coate, da casa de Oziel. Era filho de Issias e viveu no tempo do reinado de Davi
I Crônicas 24.25 - O irmão de Mica, Issias; dos filhos de Issias, Zacarias;

09-Zacarias - Nome de um levita, da família de Merari e 4º filho de Hosa. Exerceu o cargo de porteiro no reinado de Davi.
I Crônicas 26.11 - Hilquias, o segundo, Tebalias, o terceiro, Zacarias, o quarto; todos os filhos e irmãos de Hosa foram treze.

10-Zacarias - Nome de um homem da tribo de Manasses , pai de Ido.
I Crônicas 27.21 - sobre a outra meia tribo de Manassés em Gileade, Ido, filho de Zacarias; sobre Benjamim, Jaasiel, filho de Abner;

11-Zacarias - Nome de um dos príncipes que o rei Josafá enviou para ensinar nas cidades de Judá
II Crônicas 17.7 - E, no terceiro ano do seu reinado, enviou ele os seus príncipes, a Ben-Hail, e a Obadias, e a Zacarias, e a Natanael, e a Micaías, para ensinarem nas cidades de Judá.

12-Zacarias - Nome de um levita, dos filhos de Asafe, e portanto da família de Gérson,
II Crônicas 20.14 - Então, veio o Espírito do SENHOR, no meio da congregação, sobre Jaaziel, filho de Zacarias, filho de Benaías, filho de Jeiel, filho de Matanias, levita, dos filhos de Asafe,

13-Zacarias - Nome do 4º filho do rei Josafá
II Crônicas 21.1-2 - Depois, Josafá dormiu com seus pais, e o sepultaram com seus pais na Cidade de Davi; e Jeorão, seu filho, reinou em seu lugar.
E teve irmãos, filhos de Josafá: Azarias, e Jeiel, e Zacarias, e Azariau, e Micael, e Sefatias; todos estes foram filhos de Josafá, rei de Israel.

14-Zacarias - Nome do filho de Joiada sumo sacerdote, homem reto como havia sido seu pai. Viveu no reinado de Joás, rei de Judá, o Espírito do Senhor caiu sobre ele, para falar ao povo a respeito de sua apostasia, logo após a morte de seu pai Joiada. Por ordem do rei Joás, Zacarias foi morto à pedra no átrio do templo.
II Crônicas 24.20-23 - E o Espírito de Deus revestiu a Zacarias, filho do sacerdote Joiada, o qual se pôs em pé acima do povo e lhes disse: Assim diz Deus: Por que transgredis os mandamentos do SENHOR? Portanto, não prosperareis; porque deixastes o SENHOR, também ele vos deixará.
21 E eles conspiraram contra ele e o apedrejaram com pedras, por mandado do rei, no pátio da Casa do SENHOR.
22 Assim, o rei Joás não se lembrou da beneficência que Joiada, pai de Zacarias, lhe fizera; porém matou-lhe o filho, o qual, morrendo, disse: O SENHOR o verá e o requererá.
23 E sucedeu, no decurso de um ano, que o exército da Síria subiu contra ele, e vieram a Judá e a Jerusalém, e destruíram dentre o povo a todos os príncipes do povo, e todo o seu despojo enviaram ao rei de Damasco.
Julga-se que a ele se refere o Nosso Senhor Jesus Cristo, quando diz que a nação teria de dar conta do sangue inocente derramado sobre a terra, desde o sangue de Abel, até ao sangue de Zacarias que foi morto entre o altar e o templo .

15- Zacarias – Inteligente profeta de Deus que dava conselhos ao rei Uzias que por algum tempo lhe servia de guia.
II Crônicas 26.3-5 - Era Uzias da idade de dezesseis anos quando começou a reinar e cinqüenta e cinco anos reinou
em Jerusalém; e era o nome de sua mãe Jecolias, de Jerusalém.
4 E fez o que era reto aos olhos do SENHOR, conforme tudo o que fizera Amazias, seu pai.
5 Porque deu-se a buscar a Deus nos dias de Zacarias, sábio nas visões de Deus; e, nos dias em que buscou o SENHOR, Deus o fez prosperar.

16- Zacarias – Levita descendente de Asafe, que tomou parte na purificação do templo durante o reinado do rei Ezequias.
II Crônicas 29.12-13 - Então, se levantaram os levitas Maate, filho de Amasai, e Joel, filho de Azarias, dos filhos dos coatitas; e, dos filhos de Merari, Quis, filho de Abdi, e Azarias, filho de Jealelel; e, dos gersonitas, Joá, filho de Zima, e Éden, filho de Joá;
13 E, dentre os filhos de Elisafã, Sinri e Jeiel; e, dentre os filhos de Asafe, Zacarias e Matanias;

17-Zacarias – Levita da casa de Coate superintendente dos oficiais empregados na reparação do templo no reinado do rei Josias.
II Crônicas 34.12 - E estes homens trabalhavam fielmente na obra; e os superintendentes sobre eles eram Jaate e Obadias, levitas, dos filhos de Merari, como também Zacarias e Mesulão, dos filhos dos coatitas, para adiantarem a obra, e outros levitas, todos que eram peritos em instrumentos de música.

18-Zacarias - Príncipe da casa de Deus no reinado do rei Josias
II Crônicas 35.8 - Também fizeram os seus príncipes ofertas voluntárias ao povo, aos sacerdotes e aos levitas; Hilquias, e Zacarias, e Jeiel, maioral da Casa de Deus, deram aos sacerdotes para os sacrifícios da Páscoa duas mil e seiscentas reses de gado miúdo e trezentos bois.

19-Zacarias - Descendente de Parós, que voltou de Babilônia em companhia de outros
Esdras 8.1-3 - Estes, pois, são os chefes de seus pais, com as suas genealogias, os que subiram comigo de Babilônia no reinado do rei Artaxerxes:
2 Dos filhos de Finéias, Gérson; dos filhos de Itamar, Daniel; dos filhos de Davi, Hatus;
3 Dos filhos de Secanias e dos filhos de Parós, Zacarias, e com ele por genealogias se contaram até cento e cinqüenta homens;

20-Zacarias - Filho de Bebai, que veio de babilônia em companhia de outros
Esdras 8.1,11 - Estes, pois, são os chefes de seus pais, com as suas genealogias, os que subiram comigo de Babilônia no reinado do rei Artaxerxes:
11 E dos filhos de Bebai, Zacarias, o filho de Bebai, e, com ele, vinte e oito homens;

21-Zacarias - Um dos chefes que Esdras enviou a Ido e aos netineus para trazerem os ministros da casa de Deus , em companhia dos exilados que voltavam do cativeiro
Esdras 8.16-18 - Enviei, pois, Eliézer, Ariel, Semaías, Elnatã, Jaribe, Elnatã, Natã, Zacarias e Mesulão, os chefes, como também a Joiaribe e a Elnatã, que eram sábios.
E dei-lhes mandado para Ido, chefe no lugar de Casifia, e lhes pus palavras na boca para dizerem a Ido, seu irmão, e aos netineus, no lugar de Casifia, que nos trouxessem ministros para a Casa do nosso Deus.
18 E trouxeram-nos, segundo a boa mão de Deus sobre nós, um homem sábio, dos filhos de Mali, filho de Levi, filho de Israel, a saber, Serebias, com os seus filhos e irmãos, dezoito;

22-Zacarias - Nome de um dos filhos de de Elão, induzido por Esdras a desquitar-se de sua mulher estrangeira.
Esdras 10.26 - E dos filhos de Elão: Matanias, e Zacarias, e Jeiel, e Abdi, e Jeremote, e Elias.

23-Zacarias - Um dos homens que se achava à direita de Esdras quando falava ao povo e lia as escrituras. Neemias 8.4 - E Esdras, o escriba, estava sobre um púlpito de madeira, que fizeram para aquele fim; e estavam em pé junto a ele, à sua mão direita, Matitias, e Sema, e Anaías, e Urias, e Hilquias, e Maaséias; e à sua mão esquerda, Pedaías, e Misael, e Malquias, e Hasum, e Hasbadana, e Zacarias, e Mesulão.

24-Zacarias - Homem de Judá, da família de Perez.
Neemias 11.4 - Habitaram, pois, em Jerusalém alguns dos filhos de Judá e dos filhos de Benjamim. Dos filhos de Judá: Ataías, filho de Uzias, filho de Zacarias, filho de Amarias, filho de Sefatias, filho de Maalalel, dos filhos de Perez;

25-Zacarias - Filho de um silonita.
Neemias 11.5 - E Maaséias, filho de Baruque, filho de Col-Hozé, filho de Hazaías, filho de Adaías, filho de Joiaribe, filho de Zacarias, filho do silonita.

26-Zacarias - Sacerdote, descendente de Pasur , da casa de Melquias
Neemias 11.12 - e seus irmãos, que faziam a obra da casa, oitocentos e vinte e dois; e Adaías, filho de Jeroão, filho de Pelalias, filho de Anzi, filho de Zacarias, filho de Pasur, filho de Malquias,

27-Zacarias - Levita, filho de Jônatas, dirigiu um grupo de levitas músicos, quando se fez a dedicação do muro de Jerusalém
Neemias 12.35 - e dos filhos dos sacerdotes, com trombetas: Zacarias, filho de Jônatas, filho de Semaías, filho de Matanias, filho de Micaías, filho de Zacur, filho de Asafe,

28-Zacarias - Um dos sacerdotes que vieram para Jerusalém com Zorobabel
Neemias 12.1,16 - Estes são os sacerdotes e levitas que subiram com Zorobabel, filho de Sealtiel, e com Jesua: Seraías, Jeremias, Esdras,
16 De Ido, Zacarias; de Ginetom, Mesulão;

29-Zacarias - Sacerdote que tocou a trombeta quando se fez dedicação do muro da cidade de Jerusalém
Neemias 12.27,31, 40-41 - E, na dedicação dos muros de Jerusalém, buscaram os levitas de todos os seus lugares, para os trazerem, a fim de fazerem a dedicação com alegria, louvores, canto, saltérios, alaúdes e harpas.
31 Então, fiz subir os príncipes de Judá sobre o muro e ordenei dois grandes coros e procissões, sendo um à mão direita sobre o muro da banda da Porta do Monturo.
40 Então, ambos os coros pararam na Casa de Deus, como também eu e a metade dos magistrados comigo.
41 E os sacerdotes Eliaquim, Maaséias, Miniamim, Micaías, Elioenai, Zacarias e Hananias iam com trombetas,

30-Zacarias - Filho de Jeberequias, uma das testemunhas que o profeta Isaías tomou por testemunha o que havia escrito em frases enigmáticas, um ano antes de serem explicadas por meio de uma profecia.
Isaías 8.1-2 - Disse-me também o SENHOR: Toma um grande volume e escreve nele em estilo de homem: Apressando-se ao despojo, apressou-se à presa.
2 Então, tomei comigo fiéis testemunhas, a Urias, sacerdote, e a Zacarias, filho de Jeberequias

31-Zacarias - Um dos doze profeta menores, filho de Berequias e neto de Ido.
Zacarias 1.1 - No oitavo mês do segundo ano de Dario, veio a palavra do SENHOR ao profeta Zacarias, filho de Baraquias, filho de Ido, dizendo:
Esdras 5.1 - E Ageu, profeta, e Zacarias, filho de Ido, profeta, profetizaram aos judeus que estavam em Judá e em Jerusalém; em nome do Deus de Israel lhes profetizaram.
Este Zacarias talvez tenha nascido em Babilônia, pertencia a tribo sacerdotal.
Veio de Babilônia, sendo ainda jovem, com Zorobabel e Josué; teve início a sua missão profética cerca de dois meses depois de Ageu.
Esdras 6.14 - E os anciãos dos judeus iam edificando e prosperando pela profecia do profeta Ageu e de Zacarias, filho de Ido; e edificaram a casa e a aperfeiçoaram conforme o mandado do Deus de Israel, e conforme o mandado de Ciro, e de Dario, e de Artaxerxes, rei da Pérsia.

Observação: Zacarias 1.1 - Diz que ele era filho de Baraquias e neto Ido. Porém em Esdras 5.1 e Esdras 6.14 diz que ele era filho de Ido. Isto é comum na Bíblia, filho quer dizer também: descendente.
Zacarias1.1- No oitavo mês do segundo ano de Dario, veio a palavra do SENHOR ao profeta Zacarias, filho de Baraquias, filho de Ido, dizendo:
Zacarias 1.7 - Aos vinte e quatro dias do mês undécimo (que é o mês de sebate), no segundo ano de Dario, veio a palavra do SENHOR ao profeta Zacarias, filho de Baraquias, filho de Ido, dizendo:
Zacarias 7.1 - Aconteceu, pois, no ano quarto do rei Dario, que a palavra do SENHOR veio a Zacarias, no dia quarto do nono mês, em quisleu.
Zacarias 7.8 - E a palavra do SENHOR veio a Zacarias, dizendo:
Lucas 11.50-51 - Para que desta geração seja requerido o sangue de todos os profetas que, desde a fundação do mundo, foi derramado;
Desde o sangue de Abel até ao sangue de Zacarias, que foi morto entre o altar e o templo; assim, vos digo, será requerido desta geração.

Zacarias foi o último dos homens justos que sofreram cruel morte, como o justo Abel havia sido o primeiro.
Mateus 23.35 - Para que sobre vós caia todo o sangue justo, que foi derramado sobre a terra, desde o sangue de Abel, o justo, até ao sangue de Zacarias, filho de Baraquias, que matastes entre o santuário e o altar.
se, e caiu temor sobre ele.

32-Zacarias - Pai de João Batista, Sacerdote da ordem de Abias
Lucas 1.5-13 - Existiu, no tempo de Herodes, rei da Judéia, um sacerdote, chamado Zacarias, da ordem de Abias, e cuja mulher era das filhas de Arão; o nome dela era Isabel.
6 E eram ambos justos perante Deus, vivendo irrepreensivelmente em todos os mandamentos e preceitos do Senhor.
7 E não tinham filhos, porque Isabel era estéril, e ambos eram avançados em idade.
8 E aconteceu que, exercendo ele o sacerdócio diante de Deus, na ordem da sua turma,
9 Segundo o costume sacerdotal, coube-lhe em sorte entrar no templo do Senhor para oferecer o incenso.
10 E toda a multidão do povo estava fora, orando, à hora do incenso.
11 Então, um anjo do Senhor lhe apareceu, posto em pé, à direita do altar do incenso.
12 E Zacarias, vendo-o, turbou-se, e caiu temor sobre ele.
13 Mas o anjo lhe disse: Zacarias, não temas, porque a tua oração foi ouvida, e Isabel, tua mulher, dará à luz um filho, e lhe porás o nome de João.
Lucas 1.18 - Disse, então, Zacarias ao anjo: Como saberei isso? Pois eu já sou velho, e minha mulher, avançada em idade.
Lucas 1.21 - E o povo estava esperando a Zacarias e maravilhava-se de que tanto se demorasse no templo.
Lucas 1.39-40 - E, naqueles dias, levantando-se Maria, foi apressada às montanhas, a uma cidade de Judá,
40 e entrou em casa de Zacarias, e saudou a Isabel.
Lucas 1.59 - E aconteceu que, ao oitavo dia, vieram circuncidar o menino e lhe chamavam Zacarias, o nome de seu pai.
Lucas 1.67 - E Zacarias, seu pai, foi cheio do Espírito Santo e profetizou, dizendo:
Lucas 3.2 - Sendo Anás e Caifás sumos sacerdotes, veio no deserto a palavra de Deus a João, filho de Zacarias.

Lucas 11.50-51 - Para que desta geração seja requerido o sangue de todos os profetas que, desde a fundação do mundo, foi derramado;
51 Desde o sangue de Abel até ao sangue de Zacarias, que foi morto entre o altar e o templo; assim, vos digo, será requerido desta geração.

Aí estão os 32 Zacarias da Bíblia. Como você pôde observar, são nomes repetidos, porém com funções e origens diferentes.
Talvez, nem todos os leitores da Bíblia Sagrada têm conhecimento da existência de tantos Zacarias.
Através desta pesquisa, podemos difundir esta informação.

Deus te abençoe.

LEIA A BÍBLIA

Que a Paz do Senhor Jesus Cristo reine em sua vida hoje e sempre.
_________________________
AUTORA: NEUZA MARIA QUEIRÓZ BALDINI
E-mail – neuzabaldini@superig.com.br
www.neuzabaldini.com

Nenhum comentário: