sexta-feira, 28 de maio de 2010

Tudo Posso

“Tudo posso naquele que me fortalece.” Filipenses 4:13
Parte inferior do formulário
Você já foi preso alguma vez em sua vida?
Você já se sentiu acorrentado por alguma dificuldade?
Paulo, ao escrever estas seis palavras em Filipenses 4:13 estava preso. Ele estava parado, acorrentado, numa cadeia feito um criminoso. Ele não podia fazer suas freqüentes viagens de cidade em cidade. Ele estava completamente impedido de visitar as igrejas ou irmãos em Cristo que precisavam dele. Mas, foi nestas circunstâncias que ele escreveu que estava pronto para enfrentar qualquer coisa, pois com a força que Cristo lhe dava ele declarava “tudo posso”.
Já pensou? Que absurdo! Um homem acorrentado, preso, atrás das grades de uma cela numa prisão do maior império que dominava o mundo daquela época. E, ele disse que tudo podia! Será que ele não estava louco?
Olhando um pouco o texto podemos ver que o próprio Paulo tinha bastante experiência. Ele disse que já havia passado necessidades e que outras vezes teve em abundância. Ele aprendeu a viver na fome e também tinha de sobra na fartura. Ele não era louco, pois havia tido várias experiências, tanto de vitórias como de sofrimentos.
Muitas pessoas hoje em dia, embora livres, abastecidas de tudo que o homem precisa, com saúde e força, sentem-se frustradas, derrotadas e presas. Elas se consideram um “Zé Esquerdo”. O lema delas é “nada posso”. A cela onde elas vivem é nas suas mentes. As correntes que as prendem são imaginárias. Mas, lá elas estão. E, realmente nada podem.
A grande diferença entre essas pessoas na sua liberdade e Paulo naquela prisão é que Paulo possuía o poder de Deus. Qualquer um, hoje em dia, pode ser liberto e pode dizer, com toda a certeza de Paulo “tudo posso”! Se nós abraçarmos o segredo da vitória, que é Jesus Cristo habitando dentro de nós, podemos ser vencedores, pois este é o segredo da vitória. Este é o poder para superar os obstáculos, para ganhar a liberdade, para poder fazer tudo que realmente importa.
Isto era o segredo de Paulo, por este motivo ele dizia “tudo posso naquele que me fortalece”. Parece que há outras maneiras de ser vencedor. Conseguir amontoar dinheiro o suficiente, organizar influência, ser eleito a algum cargo importante. Todas estas “soluções” parecem nos dar o que precisamos. Mas, elas são tão ilusórias quanto a impressão da pessoa que é livre, mas, se sente presa, acorrentada.
Não há outra maneira de ser vencedor. O resto é ilusão, porque é temporário. Quando acaba o dinheiro, quando se perde o cargo, quando acaba a influência, a pessoa volta a ser o que sempre foi – presa nas suas limitações humanas. Mas, com Cristo habitando dentro de nós, podemos enfrentar qualquer Golias do nosso dia a dia, e como Davi sairemos vitoriosos, pois a nossa força vem do Senhor.
Tenhamos forças para enfrentar toda e qualquer tipo de situação adversa, quer seja na fome ou na fartura, na alegria ou na tristeza, na dor ou no alívio, na doença ou na saúde. Não existe situação que não seja superada e vencida com a presença do Senhor Jesus habitando dentro de nós, pois tudo podemos naquele que nos fortalece.
Sabemos muito bem que aquele que é nosso inimigo, e também do Senhor, é real. Ele tem poder, mas, com Cristo somos mais que vencedores. No primeiro século os discípulos do Senhor saíram em missão e tiveram grandes dificuldades, mas o próprio Jesus disse aos discípulos que eles teriam poder para vencer o inimigo e nada os derrotaria (Lc. 10:19).
Podemos observar que a raça humana vive murmurando, chorando, sem forças, passando momentos de dificuldades sem ter saída para superar as lutas diárias. Mas, também podemos ver que todos que são fortalecidos por Cristo, que têm este poder dentro de si, permanecem firmes e têm uma esperança viva. Isso porque Jesus é fiel e tem nos capacitado. Ele tem nos enriquecido. Podemos dizer que nEle, por meio dEle e com Ele somos mais que vencedores, e assim vamos gritar bem alto que podemos todas as coisas nAquele que nos fortalece.
Você está se sentindo derrotado, preso, cercado pelo inimigo? Olhe para Paulo. Ouça as palavras dele “Tudo posso naquele que me fortalece.” Agora, olhe para onde Paulo está olhando. Ele não está olhando para as correntes, as grades ou as paredes daquela cela em Roma. Ela está olhando lá para o alto, onde ele podia ver, com os olhos da fé, Aquele que o fortalecia. Olhe para essa mesma pessoa. Olhe com os olhos da sua fé para Jesus. Agora, repita com Paulo – tudo posso naquele que me fortalece. Em breve, você também verá a força dEle.

Nenhum comentário: