quarta-feira, 3 de fevereiro de 2010

Saindo de Cades e Voltando à Cades

Saindo de Cades e Voltando à Cades

Texto: Números 14: 1- 8
- Depois de um ano o povo parte do Monte Sinai em direção à Cades.
Chegam em Cades em Maio do segundo ano de peregrinação. Números, capítulos 13 e 14. De Cades são enviados os 12 espias, dez trazem notícias desalentadoras. Nú. 13: 26-29. Em Janeiro do quadragésimo ano ( 40 ) o povo volta a Cades. Núm. 20:1, Cades era no deserto de Zim.

Razões para uma jornada de 40 anos, tão triste.

01. A maneira como 10 espias virão a terra.
- Dez formavam a maioria.
O que você faz quando é minoria?
A maioria levantou o bezerro de ouro,
a maioria queria apedrejar Paulo. Atos 14;11 e 14:19,
- Dez homens pessimistas: filosofia do pessimista Eu - Dificuldade - Deus.
- Dois homens otimistas: filosofia do otimista Eu - Deus - Dificuldade.- Enfrentamos os 'gigantes de fora', e temos ainda os 'gigantes de dentro' de nós. - Fracassamos sempre que comparamos nossa dificuldade com as nossas forças

02. A incredulidade prevaleceu.
Voltemos ao Egito.'
- Núm. 14:29-30. Apenas Josué e Calebe entrariam na terra prometida, Núm. 13:25. Os espias levaram apenas 40 dias para fazer a viagem e o reconhecimento da terra. O povo trocou 40 dias por 40 anos. São os prejuízos do medo, os prejuízos de se não crêr em Deus. Tememos o que os outros irão dizer, tememos confiar em Deus.

03. A realidade dos obstáculos. - Núm. 13:30. Calebe sabia dos obstáculos. - Mas o servo fiel quer bençãos para a sua vida e a vida dos outros, e os obstáculos devem ser enfrentados. 'Subamos' Núm. 14:9b.

Conclusão. - Núm. 33:37 '... e partiram...' '... e acamparam.'- Doloroso roteiro de viagem, sem nunca chegar a lugar nenhum, uma vida em círculo. Saindo de Cades e voltando à Cades. - Quando duvidamos, nossa vida é assim também, derrota, desânimo, diferente da dúvida, é a certeza. Tenha certeza que Deus te tira de Cades hoje e te conduz a terra prometida, o lugar da herança.