sábado, 3 de outubro de 2009

FILHO PRÓDIGO

FILHO PRÓDIGO

Texto base: Lucas 15.11-32

- Pai do Filho Pródigo. Rebeldia, pornografia, sexo, gravidez na adolescência, álcool, drogas, violência, crimes, prostituição, homossexualismo, parecem ser os principais problemas da juventude, mas na maioria dos casos, os problemas reais estão diretamente ou indiretamente ligados a família;1.

A estrutura familiar (v11)
- A estrutura familiar é de extrema importância na formação de um jovem ou adolescente:-O amor acabou / Incompatibilidade de gêneros / Vou viver minha vida enquanto sou novo / Falta de temor de Deus / O amor pelos filhos as vezes fica para segundo plano e deixando a para a igreja, para a escola, para a sociedade, e para o mundo, jovens/adolescentes feridos, revoltados e frustrados, ou seja, presas fáceis para o diabo.2.

Falta de autoridade familiar (v12)
O pai daquele jovem poderia simplesmente ter dito NÃO, isso poderia tê-lo protegido de comer comida de porcos, de gastar toda sua herança, de ter sido humilhado.O filho que não recebe um NÃO do seu pai, no seu futuro é isso que o mundo vai fazer com ele. Enganá-lo, roubá-lo e humilhá-lo! O mundo não tem misericórdia! (Mt. 5.37)3.

Ingenuidade dos Pais
(v.13)Não confie demasiadamente em seus filhos, vale muito observar notas, seu computador, saber quem são seus amigos.O filho pródigo ainda não estava preparado para sair para o mundo.Seu pai poderia ter evitado todo o sofrimento daquele garoto.

4. Não seja um impedimento para seu filho vir para Jesus. (v20)
Anime seu filho, se ele está tentando voltar para Jesus, está vindo nos cultos, ajude-o, não cobre uma santidade extrema dele neste momento, seja sábio.

O pai do menino não quis nem saber, mas o acolheu, demonstrou como ele era importante, como é importante que seu filho está com você no culto.
Haverá um momento que ele terá um encontro com Jesus e será verdadeiramente transformado.

Não tenha preguiça de trazer seu filho na célula/rede de jovens...Amanhã você poderá ter que buscá-lo em lugares que você não quer ir...

5. Seus filhos precisam saber que são amados (v31)
O sentimento de rejeição é um dos mais graves sentimentos que um jovem e adolescente pode ter.Não basta você pensar: Ele sabe que eu amo. Seu filho precisa saber o quanto ele é importante. - Reconheça os valores e virtudes de seus filhos.

Estes são pontos importantes a serem observados na criação de nossos filhos. Pois com uma família sarada, entregaremos para o mundo homens e mulheres que farão a diferença nesta terra, que verdadeiramente serão sal da terra e luz do mundo.

AVIVAMENTO NO CATIVEIRO

A Gloria Desta Ultima Casa Será Maior Do que A Primeira

TEXTO:

AGEU: 2-9. A glória desta última casa será maior do que a da primeira, diz o Senhor dos Exércitos, e neste lugar darei a paz, diz o Senhor dos Exércitos.

INTRODUÇÃO:

LEVITICO: 25- O ANO SABATICO.

Era Um Ano De Devoção E Meditação, O Povo Deveria Trabalhar 06 Anos E No 07 Descansar.
Não Observando Essa Ordem, Judá Adquiriu Uma Divida Com Deus De 70 Anos, Por Essa Razão, Deus Os Entregou Nas Mãos De Nabucodonosor Rei da Babilônia.

(1º)- HAJAVISTO QUE TINHA DOIS REINOS:

O REINO DO NORTE ISRAEL.
Que Era Composto Por 10 Tribos.

O REINO DO SUL JUDÁ.
Que Era Composto Por 02 Tribos.

1-1. Cerca De 136 Anos Que Os Assírios Tinham Levado Israel Cativo E Não Teve Mais Regresso.

1-2. O Reino Do Sul Que Era Judá Foi Levado Cativo Por Nabucodonosor Rei Da Babilônia por 70 anos.

O Rei De Babilônia Nabucodonosor Atacou Jerusalém Três Vezes.

1º). Vez Foi Em 606 A.C. Quando Ele Aprisionou Um Seleto Grupo De Cativos Que Incluía Daniel E Seus Três Amigos.

Ele Confiscou Também Alguns Dos Vasos Sagrados Do Templo De Deus.

2º). Ataque Foi Em 597 A C. Nessa Invasão Ele Levou 10.000 Cativos De Uma Classe Mais Elevada Entre Eles O Profeta E Sacerdote Ezequiel.

E Confiscou Uma Porção Muito Maior Dos Tesouros Do Templo.

3º). Ataque Foi Em 586 A.C. Nabucodonosor Voltou A Atacar Pela Ultima Vez Ao Final Do Terceiro E Longo Cerco Que Resultou Na Invasão De Jerusalém Ele Derrubou A Cidade E Destruiu Seu Templo Determinado A Faz Com Que Nunca Mais Houvesse Outra Religião Ele Destruiu Jerusalém Completamente.

Ele Tomou Quase Todos Os Seus Habitantes.

1- Na Segunda Leva Em 597 A.C. O Profeta Ezequiel Tinha 25 Anos De Idade Os Pobres Foram Deixados Em Jerusalém Juntamente Com O Profeta E Sacerdote Jeremias.

Observe Que Enquanto Jeremias Estava Em Jerusalém Com Os Mais Pobres

Daniel Estava No Palácio Com Os Governantes

E Ezequiel Estava Em Uma Colônia Em Tel-Abibi Junto Ao Rio Quebar, No Cativeiro, Que Ficava, Há 80 Quilômetros De Babilônia.

Os Exilados Ficaram 05 Anos Sem Um Pregador,
Mais Em Meio A Todos, Deus Contemplou Duas Coisas Em Ezequiel.

1º). Fé.

2º). Obediência.

Haja visto Que A Maior Parte Dos Profetas Do V.T. Falaram Antes Do Cativeiro.
Ezequiel E Daniel Profetizaram Durante O Cativeiro.
Ageu, Zacarias E Malaquias Após O Retorno.
É Fácil Lembrar 02 Durante O Exílio 03 Depois E 12 Dos 17 Antes.

O PROFETA EZEQUIEL TEVE QUATRO VISOES.

1º). VISAO DOS QUERUBINS.

EZEQUIEL: 1.1. E aconteceu no trigésimo ano, no quarto mês, no quinto dia do mês, que estando eu no meio dos cativos, junto ao rio Quebar, se abriram os céus, e eu tive visões de Deus.

Ezequiel Contemplou A Gloria De Deus.
Onde Deus Da Uma Responsabilidade Ao Profeta De Ser O Atalaia Do Cativeiro.

EZEQUIEL. 3: 18. Quando eu disser ao ímpio: Certamente morrerás; e tu não o avisares, nem falares para avisar o ímpio acerca do seu mau caminho, para salvar a sua vida, aquele ímpio morrerá na sua iniqüidade, mas o seu sangue, da tua mão o requererei.

(2º). VISAO DA GLORIA E DA IMPIEDADE.

EZEQUIEL: 8. 11. E estavam em pé diante deles setenta homens dos anciãos da casa de Israel, e Jaazanias, filho de Safã, em pé, no meio deles, e cada um tinha na mão o seu incensário; e subia uma espessa nuvem

Profecia Contra A Idolatria De Jerusalém.

Ezequiel 9-1:9.

1. Então me gritou aos ouvidos com grande voz, dizendo: Fazei chegar os intendentes da cidade, cada um com as suas armas destruidoras na mão.
2. E eis que vinham seis homens a caminho da porta superior, que olha para o norte, e cada um com a sua arma destruidora na mão, e entre eles um homem vestido de linho, com um tinteiro de escrivão à sua cintura; e entraram, e se puseram junto ao altar de bronze.
3. E a glória do Deus de Israel se levantou de sobre o querubim, sobre o qual estava, indo até a entrada da casa; e clamou ao homem vestido de linho, que tinha o tinteiro de escrivão à sua cintura.
4. E disse-lhe o Senhor: Passa pelo meio da cidade, pelo meio de Jerusalém, e marca com um sinal as testas dos homens que suspiram e que gemem por causa de todas as abominações que se cometem no meio dela.

5. E aos outros disse ele, ouvindo eu: Passai pela cidade após ele, e feri; não poupe o vosso olho, nem vos compadeçais.
6. Matai velhos, jovens, virgens, meninos e mulheres, até exterminá-los; mas a todo o homem que tiver o sinal não vos chegueis; e começai pelo meu santuário. E começaram pelos homens mais velhos que estavam diante da casa.

3º). VISAO DA VIDEIRA ARDENTE.

EZEQUIEL: 15. 6. Portanto, assim diz o Senhor Deus: Como a árvore da videira entre as árvores do bosque, que tenho entregue ao fogo para que seja consumido, assim entregarei os habitantes de Jerusalém.

Israel Simboliza Três Arvores.

1º).VIDEIRA. Uva, Vinho,Alegria.
Crentes Alegres

2º).FIGUEIRA. Era uma fruta medicinal em Israel.
Crentes Curados

(3º). OLIVEIRA. Óleo que Ungia os Reis, Sacerdotes e Profetas.
Crentes Ungidos

4º).VISÃO DO VALE DE OSSOS SECOS.

EZEQUIEL: 37.. 9. E ele me disse: Profetiza ao espírito, profetiza, ó filho do homem, e dize ao espírito: Assim diz o Senhor Deus: Vem dos quatro ventos, ó espírito, e assopra sobre estes mortos, para que vivam.
Há 03 Tipos De Morte.

1º). MORTE FISICA.
Que É A Separação Do Espírito E Da Alma.

2º). MORTE ESPIRITUAL.
Que É O Estado Do Homem Distante De Deus.

3º). MORTE ETERNA.
O Homem Esta Ordenado A Morrer Uma Só Vez Após Isto Segue-Se O Juízo.

O Texto Em Apreço Fala Da Segunda Opção.

O RETORNO DO CATIVEIRO.

Em Isaias: 44,28 E Isaias: 45,1 A 4.
200 Anos Antes Do Nascimento De Ciro Deus Já Havia Profetizado Que Usaria Ciro O Rei Da Persia Para Manda O Povo De Volta Para Jerusalém.

(A 1º). Leva Veio Em 537 A.C Regressaram 50.000 Judeus Sobre O Comando De Zorobabel.

1- Construíram Um Altar Em Adoração A Deus E Fundou Os Alicerces Do Templo Mais Desanimaram.
E Ficaram 16 Anos Parado A Obra.
Foi Ai Que Oprofeta Ageu Exortou O Povo Que Só Pensavam Em Seu Bem Estar, O Povo Ouviu O Profeta E Em 04 Anos Construíram O Templo Que Ao Construir Muito Sentiram Saudades Da Beleza Do Templo Salomônico E Choraram Por Não Ter Condições De Construir Outro Igual.
(A 2º). Leva Veio Em 458 A.C Regressaram 1.700 Judeus Sobre O Comando De ESDRAS Financiado pelo Rei Artaxerxes.

Quando Esdras Retornou A Jerusalém, Encontrou As Coisas Em Pior Situação Do Que Esperava.
Ainda Que O Povo Não Tivesse Na Idolatria Houve Casamento Com O Povo Da Terra Passaram A Praticar Tudo Que Os Pagãos Lhes Ensinavam.
Os Príncipes E Governantes Eram Os Culpados Esdras Rasgou As Vestes E Arrancou Os Cabelos Ajoelhou No Meio Da Praça E Orou Ao Senhor.
Para Tira A Mistura No Meio Do Povo De Deus.

(A 3º). Leva Veio Em 445 A.C Regressaram com ordem do Rei Artaxerxes para construir os muros da cidade.

Havia inimigos por toda parte.
Samba late
Tobias

Foi Necessário Formar Dois Grupos Um Para Trabalhar Outro Para Vigiar E Em 52 Dias Os Muros Foram Construídos.

Do Retorno Do Cativeiro Ate Hoje Foi Banida A Idolatria Entre Os Judeus.