sábado, 3 de outubro de 2009

FILHO PRÓDIGO

FILHO PRÓDIGO

Texto base: Lucas 15.11-32

- Pai do Filho Pródigo. Rebeldia, pornografia, sexo, gravidez na adolescência, álcool, drogas, violência, crimes, prostituição, homossexualismo, parecem ser os principais problemas da juventude, mas na maioria dos casos, os problemas reais estão diretamente ou indiretamente ligados a família;1.

A estrutura familiar (v11)
- A estrutura familiar é de extrema importância na formação de um jovem ou adolescente:-O amor acabou / Incompatibilidade de gêneros / Vou viver minha vida enquanto sou novo / Falta de temor de Deus / O amor pelos filhos as vezes fica para segundo plano e deixando a para a igreja, para a escola, para a sociedade, e para o mundo, jovens/adolescentes feridos, revoltados e frustrados, ou seja, presas fáceis para o diabo.2.

Falta de autoridade familiar (v12)
O pai daquele jovem poderia simplesmente ter dito NÃO, isso poderia tê-lo protegido de comer comida de porcos, de gastar toda sua herança, de ter sido humilhado.O filho que não recebe um NÃO do seu pai, no seu futuro é isso que o mundo vai fazer com ele. Enganá-lo, roubá-lo e humilhá-lo! O mundo não tem misericórdia! (Mt. 5.37)3.

Ingenuidade dos Pais
(v.13)Não confie demasiadamente em seus filhos, vale muito observar notas, seu computador, saber quem são seus amigos.O filho pródigo ainda não estava preparado para sair para o mundo.Seu pai poderia ter evitado todo o sofrimento daquele garoto.

4. Não seja um impedimento para seu filho vir para Jesus. (v20)
Anime seu filho, se ele está tentando voltar para Jesus, está vindo nos cultos, ajude-o, não cobre uma santidade extrema dele neste momento, seja sábio.

O pai do menino não quis nem saber, mas o acolheu, demonstrou como ele era importante, como é importante que seu filho está com você no culto.
Haverá um momento que ele terá um encontro com Jesus e será verdadeiramente transformado.

Não tenha preguiça de trazer seu filho na célula/rede de jovens...Amanhã você poderá ter que buscá-lo em lugares que você não quer ir...

5. Seus filhos precisam saber que são amados (v31)
O sentimento de rejeição é um dos mais graves sentimentos que um jovem e adolescente pode ter.Não basta você pensar: Ele sabe que eu amo. Seu filho precisa saber o quanto ele é importante. - Reconheça os valores e virtudes de seus filhos.

Estes são pontos importantes a serem observados na criação de nossos filhos. Pois com uma família sarada, entregaremos para o mundo homens e mulheres que farão a diferença nesta terra, que verdadeiramente serão sal da terra e luz do mundo.

Nenhum comentário: