quarta-feira, 2 de julho de 2008

Realidade do homem ; a possibilidade de Deus

Extraído: Do Livro Apartando-Se Do Erro.
Autor: Edenisio Rodrigues.


Realidade do homem ; a possibilidade de Deus.

Ezequiel 37:1-2/11. " Veio sobre mim a mão do Senhor, e o Senhor me levou em espírito, e me pôs no meio de um vale que estava cheio de ossos. E me fez andar ao redor deles.
E eis que eram mui numerosos sobre a face do vale, e estavam sequíssimos. Então me disse: Filho do homem, esses ossos são toda a casa de Israel. Eis que dizem: os nossos ossos se secaram, e pereceu a nossa esperança; nós estamos cortados ".
Querido leitor e amigo, defrontamo-nos com um texto, em que o homem encontra-se diante de sua realidade. Vivemos num período em que o cristianismo tende a ser banalizado e, até liquidado. Fala-se muito em triunfalismo e, eufórica vitória, mas, nem sempre procura-se entender o que Deus quer para cada um de nós, onde quer nos levar, e com o quê quer nos confrontar. Nem sempre o Espírito nos leva a lugares agradáveis.
O texto diz que veio sobre mim a mão do Senhor, e o Senhor me levou em espírito e me pôs no meio de um vale que estava cheio de ossos. Quantos de nós gostaríamos de estar nas campinas ou nas planícies, ou até mesmo nas praias, mas as vezes, Deus nos leva a vales tenebrosos e escuros. Temos o exemplo de José, o conhecido filho de Jacó; esse José foi caluniado e, vendido pela própria família
1, serviu de mercadoria barata para os camelôs do deserto; foi parar numa prisão, mas, a bíblia diz que Deus estava com ele, e em Seu tempo, o fez governador do Egito. A bíblia também conta sobre Daniel, o grande profeta; Daniel obedeceu a Deus, era homem de oração, orava três vezes ao dia: pela manhã, tarde e noite. E a janela da casa de Daniel, estava aberta para a banda de Jerusalém, porém, o Rei o mandou para a cova dos leões, mas, diz a bíblia, que quando Daniel foi colocado na cova, os leões não puderam comê-lo, pois Deus estava com ele.
Eu não sei em que vale você encontra-se nesta hora, do desemprego? Sofrimento? Angustia? Dor? Crise familiar? Enfim, não sei como você está, mas, qualquer que seja o vale, o importante é que Deus esteja com você; é preciso que sejamos autênticos, é preciso encararmos hoje a nossa realidade.
Qual é o problema que você está enfrentando? Em que situação você encontra-se? Será que o Espírito está te levando a um vale que só há ossos? Nossos problemas são representados por esses ossos, note no verso dois do texto em apreço, que o Espírito do Senhor fez o profeta Ezequiel andar em redor dos ossos, então Ezequiel começa a andar e conseqüentemente a vê-los.
Amigo leitor, você está no meio do vale, Deus está dizendo:
- Olhe para os seus problemas, olhe para essa crise pela qual está passando, confronte-se com eles, e esteja diante de sua realidade.
Como está sua vida com Deus? Você está andando no meio desse vale? Diz a bíblia, que os ossos eram numerosos, talvez os seus problemas sejam muitos, e você diga:
- Para mim, a crise da minha família não tem mais jeito, eu não encontro uma saída.
Mas Deus está com você nesse vale, mesmo que as crises sejam numerosas, pois para Deus, não há impossibilidade, não há barreiras, tudo é possível para Ele , por isso, tenha a certeza que Ele há de dar-te a vitória.
Ossos falam de lugares morbígenos, algo sem esperança; mas, era a mão do Senhor que estava sobre Ezequiel;
- Você esta vendo esses ossos? Disse-lhe Deus;
- Poderão eles reviver? Continuou o Senhor.
- Senhor tu o sabes, tu o sabes Senhor , respondeu-lhe Ezequiel.
Querido leitor, talvez você não possa sentir a mão do Senhor sobre a tua vida, talvez você esteja sentindo-se desprezado e temeroso, o rei Josafá já sentiu-se assim quando moabitas e amonitas foram pelejar contra ele
2. Sabe o quê o rei Josafá fez? Antes de descer ao vale de Beraca, apregoou jejum em todo o seu reino, e buscou ao Senhor
3. Então veio o Espírito do Senhor, no meio da congregação, sobre um varão chamado Jaaziel, que cheio do Espírito Santo, pôs-se de pé e começou a dizer:
- "Não temas, nem vos assustei por causa desta grande multidão que está diante de vossos olhos, porque esta peleja não é vossa, mas sim de Deus"
4. Não importa em qual vale você esteja, Deus vai transformar esse vale de dificuldades em vale de benção. Seja franco, seja sincero para com Deus, você é frágil, é fraco, mas Deus é forte, e enquanto você está dizendo:
- Senhor eu não posso mais.
Deus está dizendo:
- Eu posso.
Deus não quer que vivamos por aparência, Deus quer que estejamos diante de nossa própria realidade. A mão do Senhor está estendida sobre a tua vida. Talvez você só de glórias a Deus quando está na praia, planície, ou nas campinas, mas, e no vale? Sabes glorificar ao Senhor? Josafá e Ezequiel souberam. E quando o rei Josafá chegou para a peleja, ela já tinha acabado e ele apenas viveu a benção
5. E Ezequiel ? Disse-lhe Deus :
- "Profetiza sobre estes ossos, e diz-lhes: Ossos secos ouve a palavra do Senhor. Assim diz o Senhor Jeová a estes ossos: Eis que farei entrar em vós o espírito, e vivereis. E porei nervos sobre vós, e farei crescer carne sobre vós, e sobre vós estenderei pele, porei em vós o espírito, e vivereis, e sabereis que eu sou o Senhor. Profetiza ao espírito, profetiza, ó filho do homem, e dize ao espírito: Assim diz o Senhor Jeová: Vem dos quatro ventos ó espírito, de norte a sul , de leste a oeste. e assopra sobre estes mortos, para que vivam"
6.Ele então profetizou como lhe ordenara o Senhor; então o espírito entrou neles e viveram, e se puseram em pé, um exército grande em extremo. Ah! Meu querido e amado leitor, o Senhor quer atuar em sua vida, Ele está ao teu lado nesse vale, não importa qual seja, Deus é soberano e retentor de todo o poder e glória, clame ao Senhor, e Ele te ouvirá, e entrará com providência em sua vida, então você verá que somente Ele é Deus provedor. Espero que entendas, que não importa em que vale você esteja, o principal é que você ouça e siga a voz de Deus, pois só assim alcançará a vitória.
Que Deus te abençoe.
1 Gênesis 37:26-28.
2 II Crônicas 20:1-3.
3 II Crônicas 20:3-4.
4 II Crônicas 20:14-15.
5 II Crônicas 20:22-28.
6 Ezequiel 37:5-7 /9-10

Nenhum comentário: