segunda-feira, 16 de junho de 2008

OS SETE JULGAMENTOS

TEXTO: EXTRAIDO DO LIVRO.
ESCATOLOGIA DOUTRINA DAS ULTIMAS COISAS,
AUTOR:EDENISIO RODRIGUES.
OS SETE JULGAMENTOS:
Quem Será O Juiz?
Deus:
(Rm. 1:32). Os quais, conhecendo bem o decreto de Deus, que declara dignos de morte os que tais coisas praticam, não somente as fazem, mas também aprovam os que as praticam.
(Rm; 2:2, 3). E bem sabemos que o juízo de Deus é segundo a verdade, contra os que tais coisas praticam.E tu, ó homem, que julgas os que praticam tais coisas, cuidas que, fazendo-as tu, escaparás ao juízo de Deus?

Cristo:
(Rm. 2: 16). No dia em que Deus há de julgar os segredos dos homens, por Cristo Jesus, segundo o meu evangelho.
(At.17:31). Porquanto determinou um dia em que com justiça há de julgar o mundo, por meio do varão que para isso ordenou; e disso tem dado certeza a todos, ressuscitando-o dentre os mortos.
(IICo.5: 10). Porque é necessário que todos nós sejamos manifestos diante do tribunal de Cristo, para que cada um receba o que fez por meio do corpo, segundo o que praticou, o bem ou o mal.
(IITm.4: 1). Conjuro-te diante de Deus e de Cristo Jesus, que há de julgar os vivos e os mortos, pela sua vinda e pelo seu reino;
Os Salvos como Auxiliares.
(Sl.149: 9). Para executarem neles o juízo escrito; esta honra será para todos os santos. Louvai ao Senhor!
(Ap.2:26). Ao que vencer, e ao que guardar as minhas obras até o fim, eu lhe darei autoridade sobre as nações,
(ICo.6:2,3). De modo nenhum. Nós, que já morremos para o pecado, como viveremos ainda nele? Ou, porventura, ignorais que todos quantos fomos batizados em Cristo Jesus fomos batizados na sua morte?

Natureza Do Julgamento:

1) Tribunal De Cristo.
(ICo.4:5). Portanto nada julgueis antes do tempo, até que venha o Senhor, o qual não só trará à luz as coisas ocultas das trevas, mas também manifestará os desígnios dos corações; e então cada um receberá de Deus o seu louvor.

(ICo.3:13-15). A obra de cada um se manifestará; pois aquele dia a demonstrará, porque será revelada no fogo, e o fogo provará qual seja a obra de cada um.

(IICo.5:10). Porque é necessário que todos nós sejamos manifestos diante do tribunal de Cristo, para que cada um receba o que fez por meio do corpo, segundo o que praticou, o bem ou o mal.
(Ap.22:12). Eis que cedo venho e está comigo a minha recompensa, para retribuir a cada um segundo a sua obra.

(Jo.5:24). Em verdade, em verdade vos digo que quem ouve a minha palavra, e crê naquele que me enviou, tem a vida eterna e não entra em juízo, mas já passou da morte para a vida.

2) O Julgamento De Israel.
(Is. 1:2). Ouvi, ó céus, e dá ouvidos, ó terra, porque falou o Senhor: Criei filhos, e os engrandeci, mas eles se rebelaram contra mim.

(Jl.3: 2). Congregarei todas as nações, e as farei descer ao vale de Jeosafá; e ali com elas entrarei em juízo, por causa do meu povo, e da minha herança, Israel, a quem elas espalharam por entre as nações; repartiram a minha terra,

(Mt. 25:31, 32). Quando, pois vier o Filho do homem na sua glória, e todos os anjos com ele, então se assentará no trono da sua glória;
32- e diante dele serão reunidas todas as nações; e ele separará uns dos outros, como o pastor separa as ovelhas dos cabritos;

Zc.14:1,2). Eis que vem um dia do Senhor, em que os teus despojos se repartirão no meio de ti.
2- Pois eu ajuntarei todas as nações para a peleja contra Jerusalém; e a cidade será tomada, e as casas serão saqueadas, e as mulheres forçadas; e metade da cidade sairá para o cativeiro, mas o resto do povo não será exterminado da cidade.

3) Julgamento Dos Gentios.
(Sl.9: 7,8). Mas o Senhor está entronizado para sempre; preparou o seu trono para exercer o juízo.
8- Ele mesmo julga o mundo com justiça; julga os povos com eqüidade.

(96:12, 13). Exulte o campo, e tudo o que nele há; então cantarão de júbilo todas as árvores do bosque.
13- diante do Senhor, porque ele vem, porque vem julgar a terra: julgará o mundo com justiça e os povos com a sua fidelidade.

4).O Julgamento Da Besta E Falso Profeta.
(Ap.19:20). E a besta foi presa, e com ela o falso profeta que fizera diante dela os sinais com que enganou os que receberam o sinal da besta e os que adoraram a sua imagem. Estes dois foram lançados vivos no lago de fogo que arde com enxofre.

5).O Julgamento Dos Anjos.
(Mt. 25:41). Então dirá também aos que estiverem à sua esquerda: Apartai-vos de mim, malditos, para o fogo eterno, preparado para o Diabo e seus anjos;

(ICo.6:3). Não sabeis vós que havemos de julgar os anjos? Quanto mais as coisas pertencentes a esta vida?

(Jd.6). Aos anjos que não guardaram o seu principado, mas deixaram a sua própria habitação, ele os tem reservado em prisões eternas na escuridão para o juízo do grande dia,

(II.Pe.2:4). Porque se Deus não poupou a anjos quando pecaram, mas lançou-os no inferno, e os entregou aos abismos da escuridão, reservando-os para o juízo;

6) O Julgamento De Satanás.
(Ap.20:10). E o Diabo, que os enganava, foi lançado no lago de fogo e enxofre, onde estão a besta e o falso profeta; e de dia e de noite serão atormentados pelos séculos dos séculos.

7) Juízo Final = Trono branco.
(Ap.20: 5a, 11). Mas os outros mortos não reviveram, até que os mil anos se completassem. Esta é a primeira ressurreição.
6- Bem-aventurado e santo é aquele que tem parte na primeira ressurreição; sobre estes não tem poder a segunda morte; mas serão sacerdotes de Deus e de Cristo, e reinarão com ele durante os mil anos.
7- Ora, quando se completarem os mil anos, Satanás será solto da sua prisão,
8- e sairá a enganar as nações que estão nos quatro cantos da terra, Gogue e Magogue, cujo número é como a areia do mar, a fim de ajuntá-las para a batalha.
9- E subiram sobre a largura da terra, e cercaram o arraial dos santos e a cidade querida; mas desceu fogo do céu, e os devorou;
10- e o Diabo, que os enganava, foi lançado no lago de fogo e enxofre, onde estão a besta e o falso profeta; e de dia e de noite serão atormentados pelos séculos dos séculos.
11- E vi um grande trono branco e o que estava assentado sobre ele, de cuja presença fugiram a terra e o céu; e não foi achado lugar para eles.

Outras referencias abaixo:
(At.24:14;Jo.5:29;Ap.20:12,13,15;21:8;ICo.4:5;15:28; Hb.9:27; Rm.2:5,6; Mt.12:36; IICo.5:10).

Depois Da Restauração Do Céu E Da Terra.
Haverá Sete Perfeitos Estados.
1º - Novos céus.
2º - Nova terra.
3º - Novo povo.
4º - Nova Jerusalém.
5º - Novo santuário.
6º - Nova luz.
7º - Novo paraíso.
A minha oração é que a mão de Deus pai, Deus filho e Deus Espírito Santo esteja sobre todos vós em nome do Senhor Jesus.

Nenhum comentário: