sexta-feira, 13 de junho de 2008

O OBREIRO APROVADO

TEXTO: EXTRAIDO DO LIVRO UM OBREIRO DE VALOR.
AUTOR: EDENISIO RODRIGUES.

Um obreiro de valor
(I; Tm, 4:1-16). Mas o Espírito expressamente diz que em tempos posteriores alguns apostatarão da fé, dando ouvidos a espíritos enganadores, e a doutrinas de demônios, pela hipocrisia de homens que falam mentiras e têm, a sua própria consciência cauterizada, proibindo o casamento, e ordenando a abstinência de alimentos que Deus criou para serem recebidos com ações de graças pelos que são fiéis e que conhecem bem a verdade; pois todas as coisas criadas por Deus são boas, e nada deve ser rejeitado se é recebido com ações de graças; porque pela palavra de Deus e pela oração são santificadas. Propondo estas coisas aos irmãos, serás bom ministro de Cristo Jesus, nutrido pelas palavras da fé e da boa doutrina que tens seguido; mas rejeita as fábulas profanas e de velhas. Exercita-te a ti mesmo na piedade.Pois o exercício corporal para pouco aproveita, mas a piedade para tudo é proveitosa, visto que tem a promessa da vida presente e da que há de vir. Fiel é esta palavra e digna de toda aceitação.
Pois para isto é que trabalhamos e lutamos, porque temos posto a nossa esperança no Deus vivo, que é o Salvador de todos os homens, especialmente dos que crêem. Manda estas coisas e ensina-as.Ninguém despreze a tua mocidade, mas sê um exemplo para os fiéis na palavra, no procedimento, no amor, na fé, na pureza. Até que eu vá, aplica-te à leitura, à exortação, e ao ensino. Não negligencies o dom que há em ti, o qual te foi dado por profecia, com a imposição das mãos do presbítero.Ocupa-te destas coisas, dedica-te inteiramente a elas, para que o teu progresso seja manifesto a todos. Tem cuidado de ti mesmo e do teu ensino; persevera nestas coisas; porque, fazendo isto, te salvarás, tanto a ti mesmo como aos que te ouvem.
Ninguém pode torna-se um obreiro de valor, sem a participação de um verdadeiro mestre, para ensiná-lo, o obreiro deve compreender que sua preocupação prioritária, não deve ser a de ensinar aos outros, mas sim a de aprender, daquele que sabe todas as coisas. Observe que o Senhor Jesus desse. Vinde a mim, vós todos que estais aflitos sob o fardo, e eu vos aliviarei.
Tomai sobre vós o meu jugo, e aprendei de mim, que sou manso e humilde de coração; e achareis descanso para as vossas almas.Porque o meu jugo é suave, e o meu fardo e leve. Quem aprende com o mestre dos mestres, com certeza e um obreiro de valor, e jamais terá do que se envergonhar.
Caro leitor, o obreiro de valor, deixa o Espírito Santo toma aprimazia da sua vida, tornando assim apto para exercer o ministério da palavra de Deus, e consagre-se para Deus.
Existe varias características de um obreiro de valor.
Em primeiro lugar ele é submisso aos seus superiores, foge do pecado, estar no mundo, mas não comungar com ele, estar na terra, porém com o coração voltado para o céu, têm a mente de Cristo, e vive em total comunhão com Deus.
O obreiro de valor comunicar-se com Deus através da oração, pois orar é depender de Deus. Quem Ora, praticar a fé. Pois orar é manter relacionamento intimo com Deus.
A minha oração e que você seja um obreiro de valor, pois quem é obreiro de valor, há de permitir, que Deus lhe ensine pelo estudo da Palavra.
O Apostolo São Paulo exortou ao seu filho na fé, Timóteo, persiste em ler, meditar estas coisas. O próprio Jesus declarou: “Examinais as Escrituras, porque julgais ter nelas a vida eterna; e são elas que de mim testificam”.
Um obreiro de valor, medita dia e noite, na palavra da verdade, Deus desse a Josué, não se aparte da tua boca o livro desta lei, antes medita nele dia e noite, para que tenhas cuidado de fazer conforme tudo quanto nele está escrito; porque então fará prosperar o teu caminho, e serás bem sucedido. Não to mandei eu? Esforça-te, e tem bom ânimo; não te atemorizes, nem te espantes; porque o Senhor teu Deus está contigo, por onde quer que andares.Aleluias!
Um obreiro de valor, se humilha através do jejum com um objetivo especifico, pois a bíblia esta cheia de exemplos.
Reis e profetas, apóstolos e até o próprio Jesus se submeteu a essa prática.
Será que não teríamos nós a necessidade de jejuar?
Um obreiro de valor intercede com oração e suplicas.
Paulo era um obreiro de valor, pois mesmo em açoites, em prisões, em tumultos, em trabalhos, em vigílias, em jejuns, ele permaneceu firme inabalável. Mesmo a poucas horas da morte ele desse ao jovem Timóteo Tu, porém, sê sóbrio em tudo, sofre as aflições, faze a obra de um evangelista, cumpre o teu ministério.Quanto a mim, já estou sendo derramado como libação, e o tempo da minha partida está próximo. Combati o bom combate, acabei a carreira, guardei a fé.Desde agora, a coroa da justiça me está guardada, a qual o Senhor, justo juiz, me dará naquele dia; e não somente a mim, mas também a todos os que amarem a sua vinda.
Ser um obreiro de valor, não e coisa bouba, e coisa de Deus, é Ele te Dara a recompensa. Saiba que ele e infalível, e há de te abençoar, em nome do Senhor Jesus.

Nenhum comentário: