quinta-feira, 19 de junho de 2008

Ação do Espírito Santo.

TEXTO: EXTRAIDO DO LIVRO A GRANDE PROMESSA.
AUTOR: EDENISIO RODRIGUES.

Ação do Espírito Santo.

Curiosidade.
No VT. Existe (85) Referencias Ao Espírito Santo.
No NT. Existe (255) Referencias Ao Espírito Santo.
Em Toda Bíblia Existe (340) Referencias Ao Espírito Santo.

(Gênesis [1]).
1- No princípio criou Deus os céus e a terra.
2- A terra era sem forma e vazia; e havia trevas sobre a face do abismo, mas o Espírito de Deus pairava sobre a face das águas.

(Lemos no livro do profeta Isaias; 45-18).
Porque assim diz o Senhor, que criou os céus, o Deus que formou a terra, que a fez e a estabeleceu, não a criando para ser um caos, mas para ser habitada: Eu sou o Senhor e não há outro.

A queda de Satanás:
(Quando lemos no livro do profeta Ezequiel: 28-12 a 17: e Em Isaias-14:12).
12- Filho do homem, levanta uma lamentação sobre o rei de Tiro, e dize-te: Assim diz o Senhor Deus: Tu eras o selo da perfeição, cheio de sabedoria e perfeito em formosura.
13- Estiveste no Éden, jardim de Deus; cobrias-te de toda pedra preciosa: a cornalina, o topázio, o ônix, a crisólita, o berilo, o jaspe, a safira, a granada, a esmeralda e o ouro. Em ti se faziam os teus tambores e os teus pífaros; no dia em que foste criado foram preparados.
14- Eu te coloquei com o querubim da guarda; estiveste sobre o monte santo de Deus; andaste no meio das pedras afogueadas.
15- Perfeito eras nos teus caminhos, desde o dia em que foste criado, até que em ti se achou iniqüidade.
16- Pela abundância do teu comércio o teu coração se encheu de violência, e pecaste; pelo que te lancei, profanado, fora do monte de Deus, e o querubim da guarda te expulsou do meio das pedras afogueadas.
17- Elevou-se o teu coração por causa da tua formosura, corrompeste a tua sabedoria por causa do teu resplendor; por terra te lancei; diante dos reis te pus, para que te contemplem.

Isaias-14:12- Como caíste do céu, ó estrela da manhã, filha da alva! Como foste lançado por terra tu que prostravas as nações!

Caro leitor, segundo os estudiosos da bíblia, quando Satanás caiu, ele formou uma enorme de uma ferida, no sistema geográfico deste planeta.
Tudo que era bonito antes se tornou feio, mas encontramos na bíblia, em Gênesis; 1,1-2. Que o Espírito Santo veio como que cubando a terra, recriando a terra, curando as feridas da terra.

O Espírito Santo veio para comunica vida.
Ele deu vida ao universo que estava caótico e vazio.
Caro leitor, o Espírito Santo atuou na vida do Senhor Jesus, o doutor Lucas diz, que Jesus venceu as tentações, no poder do Espírito Santo. Jesus curava os cegos, mudos, no poder do Espírito Santo – (Lucas 4:1-13. Lucas 4:18-19).
Caro leitor, Jesus foi em tudo o nosso Substituto, para em tudo nos dar o exemplo,por isso Jesus disse que aquele que n'Ele cresse, faria as mesmas obras que ele fez, e maiores ainda.
Só assim, você poderá lutar na força de Deus e não com a sua força, sua inteligência.
Caro leitor saiba que a sabedoria do homem e loucura para Deus, por isso reconheça que es dependente de Deus é seja vencedor em nome do Senhor Jesus.

Caro leitor, o Espírito Santo não e uma força nem uma energia, ele é a 3ª pessoa de Deus.
É uma pessoa, não é uma coisa, ele é o consolador, intessesor, amigo, companheiro.
Caro leitor, no VT o Espírito Santo vinha sobre algumas pessoas.
Profetas, Rei, pessoas especificas, quando o povo queria ouvir a voz de Deus tinha que consultar os Profetas para saberem a direçäo de Deus.
Já no N.T. após o dia de pentecostes o Espírito Santo, habita em cada servo do Senhor, o povo de Deus já näo precisa consultar os Profetas para saberem a direçäo de Deus, pois o Espírito Santo vive dentro de cada um, o Apostolo São Paulo diz aos irmãos de Corinto, rogo-vos, pois, irmãos, pela compaixão de Deus, que apresenteis os vossos corpos como um sacrifício vivo, santo e agradável a Deus, que é o vosso culto racional.
E não vos conformeis a este mundo, mas transformai-vos pela renovação da vossa mente, para que experimenteis qual seja a boa, agradável, e perfeita vontade de Deus.
O Senhor Jesus diz aos seus discípulos no evangelho de (São Joäo 14:16 e 17).
E eu rogarei ao Pai, e ele vos dará outro Ajudador, para que fique convosco para sempre.
A saber, o Espírito da verdade, o qual o mundo não pode receber; porque não o vê nem o conhece; mas vós o conheceis, porque ele habita convosco, e estará em vós.

Caro leitor, ninguém sabe orar como convém do mesmo modo também o Espírito nos ajuda na fraqueza; porque não sabemos o que havemos de pedir como convém, mas o Espírito mesmo intercede por nós com gemidos inexprimíveis.
E aquele que esquadrinha os corações sabe qual é a intenção do Espírito: que ele, segundo a vontade de Deus, intercede pelos santos.(Rom. 8:26 e 27).
Caro leitor, ao orar em línguas o Espírito Santo faz a oraçäo perfeita o Espírito Santo convence o mundo do pecado näo é você que deve tentar convencer os outros, é o Senhor Espírito Santo.
O Senhor Jesus disse aos seus seguidores, todavia, digo-vos a verdade, convém-vos que eu vá; pois se eu não for, o Ajudador não virá a vós; mas, se eu for, vo-lo enviarei.
E quando ele vier, convencerá o mundo do pecado, da justiça e do juízo: (Joäo 16:7 e 8).
Caro leitor, o Espírito Santo na Igreja primitiva, escolheu quem deveria trabalhar na obra de Deus, näo é quem nós achamos que esta preparado, e sim quem o Espírito Santo escolher.
Ora, na igreja em Antioquia havia profetas e mestres, a saber: Barnabé, Simeão, chamado Níger, Lúcio de Cirene, Manaém, colaço de Herodes o tetrarca, e Saulo.
Enquanto eles ministravam perante o Senhor e jejuavam, disse o Espírito Santo:
Separai-me a Barnabé e a Saulo para a obra a que os tenho chamado.
Então, depois que jejuaram, oraram e lhes impuseram as mãos, os despediram.Estes, pois, enviados pelo Espírito Santo, desceram a Selêucia e dali navegaram para Chipre.
(Atos 13:1, 2, 3 e 4).
Caro leitor existe vários exemplos na bíblia, de pessoas guiadas pelo Espírito Santo. Paulo foi impelido de Pregar a Palavra na åsia. Atravessaram a região frígio-gálata, tendo sido impedidos pelo Espírito Santo de anunciar a palavra na Ásia; e tendo chegado diante da Mísia, tentavam ir para Bitínia, mas o Espírito de Jesus não lho permitiu.Então, passando pela Mísia, desceram a Trôade.
De noite apareceu a Paulo esta visão: estava ali em pé um homem da Macedônia, que lhe rogava: Passa à Macedônia e ajuda-nos. (Atos 16:6-9).
Caro leitor temos que dá quatro passos,para sermos guiados pelo o Espírito Santo.
1º - passo é orar em línguas todos os dias.
2º - passo é meditar na Palavra de Deus.
3º - passo é ouvir a Palavra de Deus.
4º - passo é ser obediente à Palavra de Deus.
O apostolo São Paulo disse em (Efésios. 5: 18 e 19,20). E não vos embriagueis com vinho, no qual há devassidão, mas enchei-vos do Espírito, falando entre vós em salmos, hinos, e cânticos espirituais, cantando e salmodiando ao Senhor no vosso coração, sempre dando graças por tudo a Deus, o Pai, em nome de nosso Senhor Jesus Cristo.
Observe que após darmos os quatro passos, passamos a ser guiados pelo Espírito Santo, o apostolo São Paulo disse aos irmãos da igreja de Corinto.(I Cor. 14: 14 e 15). Porque se eu orar em língua, o meu espírito ora, sim, mas o meu entendimento fica infrutífero, que fazer, pois? Orarei com o espírito, mas também orarei com o entendimento; cantarei com o espírito, mas também cantarei com o entendimento.
Segundo o texto, temos que ter sabedoria ao ser usado pelo Espírito do Senhor, para não escandalizarmos o evangelho de Cristo.
Caro leitor, que possamos fazer tudo com ordem e decência, a minha oração e que Deus nos ensine a fazermos a sua vontade.

Nenhum comentário: